e-collaboration-ijec.png

Planejamento 
Estratégico

Metodologia visando elaborar um planejamento e aplicar soluções para que as empresas consigam atingir seus objetivos, considerando o cenario de dificuldades dos gestores de empresas, sem que haja a necessidade de fazer mudanças internas bruscas. Trata-se de uma tarefa difícil, mas que deve ser de transferência de expertise aos empresários e gestores, os quais costumam se envolver bastante com os processos operacionais do negócio, restando pouco tempo para planejar. 

Processo Elaboração Estratégia Empresarial:

Concepção Estratégica: 

Representada pela Missão, Visão e Fatores Críticos de Sucesso que considera as aspirações, os valores e a ideologia básica da empresa. Também é a analise dos objetivos atuais da empresa:

- Estratégias de crescimento;

- Estratégia de investimento;

- Estratégia de manutenção

Diagnóstico Estratégico

Correspondente a uma análise interna da empresa, com seus recursos, competências e capacidades, seus pontos fortes e fracos, do ambiente externo não controlável e dos cenários estratégicos, considerando o ambiente em permanente mutação com suas oportunidades e ameaças. É uma análise ambiental da empresa. 

Avaliaremos : Objetivos atuais da empresa e seus gestores com cargos de sucessão estratégicos, considerando o ambiente em permanente mutação e suas ameaças. Também pode ser interessante entendimento do Juridico da empresa referente a seus objetivos.

Diagnóstico : 

Cenários financeiros e de mercado (preços e custos)

Produção, compras e estoque.

Analise de riscos: capacidade de pagamento; passivo financeiro e operacional; passivo fiscal.

Estrutura societária atual (participações e responsabilidades)

Estrutura patrimonial (empresa e gestores com sucessão). 

Estrutura contabil

Analise do ambiente externo:

Setor de Negócios – É o setor específico de negócios da organização. São constituídos por clientes ou consumidores, fornecedores e concorrentes. É o ambiente externo mais próximo e imediato da organização, onde obtém seus recursos e faz as transações com seus produtos e/ou serviços. 

Fornecedores;

Compradores;

Produtos ou serviços substitutos;

Entrantes potenciais;

Próprios concorrentes

Macroambiente – ambiente geral das organizações onde estão todos os fatores externos, tanto no ambiente nacional quanto internacional. É a análise de fatores nacionais e globais que podem afetar todas as organizações.

 

CONCLUSÃO: Apresentação de Relatorio visando Planejamento Estratégico com fins de analises de potencialidades e de vulnerabilidades com sugestões de possiveis ações corretivas viaveis e LEGAIS.